segunda-feira, 2 de maio de 2011

Telejornalismo

     •      Segundo o IBGE, a TV está em 90% das residências.
      É a principal fonte de informação e diversão de uma parte significativa dos brasileiros.
      Ibope divulga em 2009 que mais de 4 milhões assistem TV, média do jornal impresso 307 mil exemplares.
      Debate sobre o conteúdo e mensagens veiculadas pela TV
      Notícias superficiais, falta de qualidade, apelação, audiência....
      Importância para a sociedade
      TV vista como negócio, perde espaço de conscientização, enriquecimento de informação
      Protesto do telespectador é mudar de canal
      Buscar soluções criativas, formatos inovadores, propor mudanças
      Indispensável ter ética, privilegiar a boa informação, respeitar o interesse público e do público
      Trabalhar sempre em equipe
      Ter consciência da produção de notícias que podem chegar a milhares de telespectadores e, de alguma forma, mudar a vida deles para melhor.
      Conquistar credibilidade.
      Com base na programação, está a formação crítica do telespectador para o exercício da cidadania.
      Quando apareceu a imagem do World Trade Center em chamas, a informação inicial dava conta de um incêndio, e em seguida de que um avião teria se chocado contra um dos prédios. Alguns minutos depois a TV mostrou, ao vivo, um Boeing se atirando contra a torre gêmea. A notícia mudou: eram atentados.
      Sequestro de Silvio Santos.
      Auxílio da imagem na transmissão feita no rádio de jogos de futebol.
      A TV é um fenômeno de massa de grande impacto na vida social.
      As imagens pesam mais do que as palavras, daí a conquista de público da televisão.
      O texto de TV é redigido para ser falado pelo apresentador e ouvido pelo telespectador. Nas notícias de televisão o telespectador não pode voltar atrás e ouvir a notícia novamente.

      O telejornal é uma miscelânea de diversos assuntos, um após o outro, sem que o telespectador tenha tempo de refletir sobre cada um deles. Mal são transmitidos, já vem outra notícia completamente diferente, que distrai a audiência, e assim até o final. Uma das características desse processo é que a notícia, retirada do contexto em que se originou, costuma ser tratada de forma isolada. Esse mecanismo leva do nome de fragmentação.

Os chamados valores-notícia estão relacionados com as características substantivas das notícias, a disponibilidade do material e os critérios relativos ao produto informativo, a concorrência e ao público. As características relativas ao público dizem respeito à imagem dos jornalistas sobre os destinatários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário